top of page

Projeto: "Margarida na Ilha de Páscoa!" 

     Quando vocês ouvem a palavra Páscoa, o que vem a cabeça? Ovos de chocolate, coelhos, comemoração religiosa...? Diante dessas indagações, nossas crianças, juntamente com suas famílias, descobriram outro significado para essa palavra e realizaram uma viagem repleta de riquezas culturais.

    A Comunidade Escolar da C. M. Margarida Gabinal, aventurou-se em um dos pontos mais isolados do planeta Terra e também um dos lugares mais misteriosos, considerado o umbigo do mundo, que coincidentemente recebe o nome de “Páscoa”.

    Em 2016 a creche está desenvolvendo o Projeto Pedagógico Anual “Frutos da Terra” que é um convite a análise, reflexão e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, imersos em suas singularidades. A abordagem dessa temática pretende oferecer à criança a possibilidade de conhecer um mundo cheio de relações interpessoais.

    Nesse contexto, buscamos através do subprojeto “Margarida na Ilha de Páscoa!” entre outros objetivos refletir sobre valores fundamentais para convivência harmônica em sociedade, investigar curiosidades da Ilha de Páscoa e contribuir com o repertório cultural das crianças, discutindo e questionando os conteúdos e vivências trazidas pelas turmas, ampliando sua visão de mundo. Afinal, Páscoa pode ter muitos significados e entendemos que antes cidadãos do que consumidores. Segundo o mestre Paulo Freire "o mundo não é, está sendo" e, portanto, somos sujeitos da história que podem transformá-lo.

    Durante o projeto muitas propostas foram desenvolvidas com as crianças e seus familiares. Dentre elas:

- Reproduziram com sucatas e argila os famosos MOAIS, que são estátuas de pedras espalhadas pela Ilha de Páscoa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Fizeram pinturas faciais inspiradas na cultura Rapa Nui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Conheceram trajes, ouviram músicas e dançaram ao som do Povo Rapa Nui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Preparam coletivamente uma deliciosa receita tradicional da região: Empanadas recheadas com sardinha:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Construíram um vulcão com barro e observaram o fenômeno da erupção. Os vulcões formam as paisagens da Ilha de Páscoa. Estão extintos há milhares de anos, mas basta admirar as suas crateras para imaginar a força que tiveram no passado distante:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- As tartarugas para o Povo Rapa Nui representa longa vida e respeito pela família. Com isso, as crianças receberam a visita das Tartarugas Penélope e Pérola e em seguida reproduziram com sucata uma tartaruga gigante encontrada facilmente pelos turistas na Ilha de Páscoa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Criaram os famosos Petróglifos com argila:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Conheceram a tradição do “TANGATA MANU” - Homem Pássaro, onde representantes eram selecionados a participar de uma competição e o primeiro a trazer um ovo intacto era nomeado homem-pássaro e governava a ilha durante um ano. Inspirados nessa prática realizamos uma grande brincadeira com as crianças e seus familiares:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Realizaram rodas de conversa e contação de história do livro ROLIM de Ziraldo e descobrimos porque a Ilha de Páscoa é considerada o “Umbigo do Mundo”:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Anualmente, os habitantes escolhem uma Rainha Rapa Nui para representar a “Ilha de Páscoa” em eventos realizados na Polinésia Francesa e em outras partes do mundo. Inspirados nessa tradição, as crianças brincaram com suas famílias de Rei e Rainha Rapa Nui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Conheceram a Ovahe - Praia Rosa, uma praia muito exótica da Ilha de Páscoa formada por areia rosa. As crianças coloriram areia de praia e brincaram explorando diferentes sensações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dessas propostas, se aventuraram nas cavernas da Ilha de Páscoa, ouviram histórias sobre sua origem, confeccionaram pulseiras e cordões inspirados no povo Rapa Nui, enfim foi uma viagem muito significativa para todos.

 

bottom of page